quarta-feira, 19 de novembro de 2008

O que aconteceria se...



O filme ''O Dia Seguinte'' foi produzido no ano de 1983, e retrata a Guerra Fria mas de um jeito diferente, como se houvesse um conflito direto entre EUA e URSS.
Assim, mostra o cotidiano de uma pequena cidade chamada Lawrence, próxima a Kansas City nos EUA. Durante a guerra o exército russo invade Berlim Oriental criando uma crise, consequentemente EUA e URSS se contra-atacam com mísseis nucleares para poder vencer. As cenas mostram o que aconteceu com a vida de algumas pessoas durante os ataques e desastres causados por bombas nucleares.
Mesmo sendo uma ficção, no filme, a guerra retrata muito bem o que poderia acontecer, indo além do conflito ideológico.

Batmam e Watchmen na Guerra Fria


Em 1980, a Guerra Fria marcou o cotidiano de muitas pessoas com os conflitos indiretos dos EUA e a URSS. Em épocas assim são usadas a arte e a mídia para sustentar os discursos. Neste contexto, as histórias em quadrinhos foram muito utilizadas tanto para apoiar quanto para criticar.
Como exemplo Batman - O Cavaleiro das Trevas, que surgiu em 1986, que fazia uma alerta às pessoas que agima cegamente para o governo através do Super - Homem (representado como um cidadão americano perfeito); alem disso a história narra como tudo ficaria se a discórdia entre as duas potências continuasse.
Também em 1986 é lançado Watchmen, um grupo de heróis mascarados que tentam desvendar a morte de outros heróis mascarados; em Watchmen a explosão nuclear não ocorre, mas durante toda a trama é retratada a tensão política existente. O autor ainda realça o estilo intervencionista dos EUA nos outros países.
Através das histórias em quadrinhos pode-se perceber como a Guerra Fria esteve presente no coidiano das pessoas e o quanto sofriam com o medo de a qualquer momento poder acontecer as explosões que acabariam com a vida na Terra.


By: Letícia