segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Coca-Cola e Rock'n Roll


Guerra Fria: ''contexto mundial histórico onde houve uma disputa indireta entre capitalismo (USA) e socialismo (URSS)''. Certo, se você chegou até aqui deve saber disso. Características e afins clichês sejam deixados à parte, e introduza-se então o fim da Guerra Fria e todo seu contexto revolucionário.
Sim, revolucionário: em meados de 70 e 80 a URSS entra em estagnação econômica (convenhamos que demorou, até, pra cair a ficha de Stalin e intermediários. Socialismo, meu bem, você não pode viver sozinho! enfim), e é onde surgem revoltas populares reinvidicando uma abertura do modelo socialista, como a Revolução de Veludo.
Mas este não é o ponto: a partir daí, surge, de sabe Deus onde, a figura de Mickail Gorbatchev.Sim, ELE, salvador da Pátria, herói dos contos infantis. Criou planos para fortalecimento de um ''socialismo democrático'' (entenda como quiser): glasnost e perestroika.
E foi assim que começou esta linda história, de um mundo capitalizado cada vez mais colestarizado*. Afinal, as pessoas não querem um gole de Coca-Cola, elas querem a garrafa toda para a ceia de Natal. Natal cristão sem Coca não é Natal!


*colestarizado = com altos níveis de colesterol. =P

Nenhum comentário: